Por Bill Souza
CompartilheA Keeplay Game Studios, empresa integrante do Programa de Incubação da INCIT (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá), está realizando uma capacitação de informática para professores e secretários da Escola Estadual “Coronel Casimiro Osório”. O objetivo do encontro é apresentar a informática como uma ferramenta fundamental no processo de ensino. O treinamento, com duração de oito horas, teve início em 19 de fevereiro e será concluído no próximo dia 26.
“É muito importante que os professores de nossa escola utilizem os meios técnicos para aplicar as atividades e avaliar o aproveitamento dos alunos. A educação, quando aliada à tecnologia, só tende a avançar”, destacou a diretora da escola, Izaura Maria Faria. Ela disse ainda que o treinamento “provocou ansiedade e nervosismo”, mas todos ficaram satisfeitos com os conteúdos ministrados. “Hoje, os educadores precisam se adaptar. A informática deve ser utilizada para o conhecimento, ou seja, ela está a serviço do aprendizado”, completou.
A secretária da escola, Patrícia Cristina de Jesus, é formada em Administração de Empresas e leciona para os alunos do Ensino Fundamental I. “O conhecimento deve ser sempre atualizado, aprendi a criar diretórios e entender mais sobre o sistema que será implantado. Tudo é fundamental para que eu possa desempenhar bem minhas funções”, ressaltou.
A Keeplay desenvolveu um jogo eletrônico educativo na plataforma Web, onde os alunos testam os seus conhecimentos em simulações de provas em um ambiente lúdico para desenvolverem seus monstrinhos virtuais. “O projeto foi concebido pela empresa junto a Superintendência Regional de Ensino de Itajubá, com o objetivo de criar uma ferramenta para ser usada pelas escolas nos laboratórios de informática e aumentar o desempenho dos alunos”, afirmou Ricardo Dias Guiotti, diretor executivo da empresa.
O conteúdo abordado no treinamento vai desde noções de hardware e software até navegadores de Internet, e editores de texto, planilha e apresentação do BrOffice. Muitos professores se depararam pela primeira vez com o Sistema Operacional Linux.
Voltar |